person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Santa Casa de Caridade de Uruguaiana realiza cirurgia inédita na Fronteira Oeste

Procedimento é uma técnica para tratamento de tumores no fígado

O primeiro paciente a ser submetido à técnica foi um homem de 76 anos | Foto: Gabriela Barcellos / HSCCU / Divulgação / CP

Uma técnica para tratamento de tumores no fígado, inédita na região, foi realizada na Santa Casa de Uruguaiana, pelo Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO) Francisco Martins Bastos. Tratou-se de uma quimioembolização transarterial de tumor hepático para tratar um hepatocarcinoma (câncer primário do fígado). O procedimento foi realizado pelos médicos Diego Rossi Kleinubing (cirurgião hepatobiliar) e Eduardo Pedrolo (neurocirurgião), em conjunto com o serviço de Hemodinâmica. Participaram a cirurgiã do aparelho digestivo Lívia Maia Lellis e os anestesiologistas Rafael Dornelles e Vinicius Lameiro Porciúncula.

O primeiro paciente a ser submetido à técnica foi um homem de 76 anos, que recebeu alta 48 horas após o procedimento. “Ao executar o processo, nosso serviço passa a integrar um seleto grupo de hospitais do Rio Grande do Sul que realizam este tipo de tratamento”, aponta Kleinubing. De acordo com o especialista, o procedimento consiste em introduzir um microcateter na artéria hepática por meio da punção de uma artéria na perna e, a seguir, na artéria que nutre o tumor, injetando quimioterápico diretamente no local afetado.

A partir de agora, quimioembolização transarterial passa a ser uma opção aos pacientes com esse tipo de tumor em Uruguaiana. O especialista explica que o procedimento pode ser realizado para tumores hepáticos primários, classificados no estágio B, segundo o sistema de classificação de Barcelona (BCLC). “Esse tratamento vem a enriquecer o arsenal terapêutico para o hepatocarcinoma que a instituição já tem, como a cirurgia, a ablação por radiofrequência e o tratamento sistêmico”, completa.

A Santa Casa é referência regional em alta complexidade em oncologia, inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS), acolhendo pacientes de 11 cidades: Alegrete, São Gabriel, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Itaqui, Santa Margarida do Sul, Quaraí, Manoel Viana, Barra do Quaraí, Maçambará e Uruguaiana, atendendo uma população de mais de 465 mil pessoas. São cerca de mil pacientes em tratamento atualmente pelo SUS, por convênios e particular.

Fred Marcovici