person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Santa Rosa abre Fórum de Desenvolvimento Gaúcho

Evento promovido pelo Correio do Povo e Famurs vai passar por sete municípios gaúchos para debater demandas regionais para o desenvolvimento

O primeiro painel do dia teve a presença de Ruy Irigaray, Leonel Petry, Everaldo Bueno Rolim com mediação do Diretor de Redação do Correio do Povo, Telmo Flor | Foto: Felipe Dorneles / Especial / CP

Acontece hoje em Santa Rosa, na região Noroeste do Estado, o Fórum de Desenvolvimento Gaúcho. O evento, promovido pelo Correio do Povo e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), tem como objetivo ouvir as demandas das regiões para o Rio Grande do Sul se desenvolver.

O evento iniciou com palestra do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, que destacou que a prioridade da pasta para a região é a infraestrutura. “Com infraestrutura, as regiões conseguem atrair empresas e gerar emprego e renda, critérios para o desenvolvimento”. Ele destacou também o investimento nos potenciais turísticos da região, que podem ser desenvolvidos fortalecendo atrações já existentes e também que poderão ser desenvolvidas com a vinda das barragens.

Além de Irigaray, o primeiro painel do dia contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios da Região Fronteira Noroeste, Leonel Petry e do presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro, Everaldo Bueno Rolim. A mediação foi do Diretor de Redação do Correio do Povo, Telmo Flor.

Petry destacou as dificuldades de empresas investirem na região, devido aos entraves ambientais para a instalação e operação de indústrias. Ressaltou ainda a importância dos complexos hidrelétricos para o desenvolvimento. Rolin ressaltou a baixa autoestima dos municípios e disse que sente uma atenção do governo do Estado para as regiões Metropolitana e Serra. “Precisamos muito desse acolhimento para nossas regiões se desenvolverem”. Ele destacou que a região tem o Salto do Yucumã, uma das belezas mais lindas do Estado, e não tem estrutura para receber turistas. O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, pediu atenção do governo do Estado para o tema complexos hidrelétricos, reivindicado há mais de 40 anos.

Durante a tarde, o segundo painel do Fórum irá abordar projetos estratégicos para o desenvolvimento da região: complexos hidrelétricos, pontes internacionais e federalização da ERS 344. O evento conta com a presença da comunidade regional e representantes de entidades empresariais e universidades.

Felipe Dorneles