person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul encontra 30 animais em más condições

Equipes de fiscalização chegaram aos locais após denúncia ao Departamento de Bem-Estar Animal

Cães estavam sendo privados de água e alimentação | Foto: Cátia Giesch / Divulgação / CP
Trinta animais foram atendidos após denúncias feitas ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul. Com apoio da Brigada Militar, a fiscalização encontrou dez porcos, alguns cruzados com javali, no distrito de Santa Lúcia do Piaí. Segundo a equipe, além de ser proibida a criação de javalis, por serem silvestres, os bichos estavam em péssimas condições de higiene e sem água e alimentação.

No mesmo local, havia cinco cães adultos e dois filhotes, presos em galpão e privados de água e comida. Um dos filhotes estava ferido e precisou de atendimento imediato. Segundo a diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Marcelly Paes Felippi, o tutor tratava os porcos e os cachorros com lavagem. A secretaria firmou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e marcou audiência com o responsável, que deverá responder por maus-tratos.

Uma segunda averiguação foi feita no bairro Fátima, onde as equipes flagraram sete cães sem água e alimentação, um deles já desnutrido. O responsável foi notificado e deverá reverter as irregularidades. No mesmo local, a fiscalização encontrou pássaros criados sem autorização do Ibama. Dois canários-da-terra, um papagaio-charão - em extinção no Estado, um tiriva e um coleiro foram apreendidos. Foi firmado um TCO, e o proprietário responderá por criação ilegal. Em 2017, a secretaria atendeu cerca de 400 denúncias de maus-tratos. 

Celso Sgorla