person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Segundo dia da Cidade da Advocacia em Porto Alegre debate tecnologias no Direito

Congresso de Direito Digital discute nesta quarta o impacto de ferramentas tecnológicas na atividade jurídica

O segundo dia da Cidade da Advocacia é mais uma vez com grande presença do público nesta quarta-feira, no Cais Embarcadero, no Centro Histórico de Porto Alegre. Um dos destaques de hoje no evento, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil no RS (OAB/RS) e considerado o maior da advocacia no Rio Grande do Sul, é o Congresso de Direito Digital, realizado no espaço Multiverso, e cuja abertura foi conduzida pelo presidente da entidade, Leonardo Lamachia.
 
Em seguida, a mesa foi composta pelo presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RS, Juliano Madalena, e o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Fábio Roque Sbardellotto, também procurador de Justiça. “Tenho dito que a tecnologia tem que servir para melhorar a vida das pessoas. E é isto que temos de debater”, pontuou Lamachia.
 
“Este tema é moderno, e ao mesmo tempo preocupante e intrigante. Estamos buscando o início de um movimento que não sabemos onde vai chegar, e quais as influências que terá em todas as esferas de trabalho”, comentou Sbardellotto. Segundo ele, há fragilidades nos sistemas de informação que requerem discussões aprofundadas. “Isto é o que buscamos refletir, ou seja, será que precisamos tanto da tecnologia para se fazer uma boa Justiça?”, questionou.
 
O ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), previsto originalmente na programação do congresso, não pôde comparecer. Ao longo do dia, estão previstos painéis a respeito de outros debates a respeito de questões como inteligência artificial no meio jurídico, fake news e regulação de plataformas, propriedade intelectual e proteção de dados pessoais, reunindo profissionais acadêmicos e empresariais.
 
A avaliação da organização da Cidade da Advocacia até o momento é a de que há um sucesso de comparecimento, com mais de 10 mil profissionais inscritos, o dobro da edição de 2022. O evento, que prossegue até sábado, tem entrada gratuita para profissionais e acadêmicos de Direito, e ainda é possível se inscrever no site www.cidadedaadvocacia.com.br.

Felipe Faleiro