person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Seminário de Educação em Porto Alegre discute desafios da mobilidade urbana

Promovido pela EPTC em alusão aos 25 anos do órgão, evento conta com a participação de autoridades e especialistas

Ramires disse que trabalho da EPTC ajudou a reduzir acidentalidade na Capital | Foto: Guilherme Almeida

Porto Alegre promove, nesta quarta-feira, no auditório da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), no bairro Menino Deus, o 1º Seminário de Educação para a Mobilidade, reunindo autoridades, especialistas e gestores da área de trânsito de todo o Rio Grande do Sul, e que discutiram os desafios do tráfego. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), foi em alusão aos 25 anos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), celebrados na última segunda-feira.

“A educação é balizadora de todas as nossas ações. A partir de um trabalho bem-feito que nossa equipe faz, e é referência para todo o Estado e muitas cidades do Brasil, isto nos respalda para atuarmos dentro do tema da segurança do trânsito”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. De acordo com ele, a educação para o trânsito deve começar ainda nas séries iniciais, mas também abranger todos os públicos.

Em meio ao aniversário da EPTC, Ramires ainda salientou que a empresa pública teve, como mérito neste período, reduzir os índices de acidentalidade na Capital. “Tínhamos um número de cerca de 200 mortes por ano, e vamos diminuindo isto ano após ano, através do nosso trabalho de fiscalização. Fechamos 2022 com algo em torno de 70 óbitos, e temos que lamentar cada uma destas vidas, mas também saudar outras tantas que foram salvas por meio do trabalho dos funcionários da EPTC com dedicação”, comentou ele.

O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior, disse que o seminário realizado hoje é um momento de reflexão do trabalho desenvolvido pela empresa pública ao longo de sua trajetória. “É um momento também em que vamos dividir conhecimento e experiências, mas principalmente para refletirmos nosso comportamento no trânsito, nossas ações básicas de respeito ao outro, que evidentemente ocasionam uma mobilidade mais segura e preservam vidas”, afirmou. 

O prefeito Sebastião Melo também esteve presente no painel de abertura. Durante o evento, realizado de maneira presencial e que ainda teve transmissão pela Internet, estão sendo apresentados 12 programas desenvolvidos pela Escola Pública de Mobilidade, vinculada à EPTC, além do projeto Cidades Educadoras, coordenado pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

Felipe Faleiro