person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sindienergia quer investir em capacitação em energia elétrica por fontes renováveis

Posse da nova diretoria foi realizada na manhã desta terça-feira. A gestão será liderada pela presidente Daniela Cardeal e vice-presidente Rafael Salomoni

Daniela Cardeal vai comandar a gestão 2024-2027 | Foto: Guilherme Almeida

Investimento na capacitação profissional no setor de energia elétrica por fontes renováveis é uma das metas da nova direção do Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS). A posse para o triênio 2024-2027 ocorreu nesta terça-feira, em Porto Alegre.
A gestão será liderada pela presidente Daniela Cardeal e vice-presidente Rafael Salomoni.

Daniela Cardeal afirmou que o setor já está consolidado no Rio Grande do Sul e essa gestão vai dar continuidade ao trabalho realizado pelo seu antecessor, Guilherme Sari, afirmando que houve uma boa aceitação da sociedade, do governo e dos associados.

“A nossa pretensão é crescer no fomento à indústria de geração de energia renovável, capacitação de mão de obra e apresentar novos mercados. Queremos mostrar todo o potencial do Rio Grande do Sul”, afirmou Daniela.

Sobre o investimento na capacitação profissional, Daniela destaca que é uma necessidade e ressalta que a previsão de investimento até 2030 é de R$ 26 bilhões e para 2040 o valor chega na casa dos R$ 200 bilhões de investimentos na construção de usinas, linhas de transmissão e indústrias, por exemplo. “Nós precisamos de uma mão de obra extremamente qualificada aqui no Rio Grande do Sul”.

Entre as pautas que serão abordadas durante a gestão estão o mercado regulado, o mercado de carbono e o mercado de geração distribuída.

“Hoje o estado do Rio Grande do Sul já está muito bem posicionado, quando falamos em todo o mix de energias renováveis, mas quando a gente puder mostrar o diferencial competitivo de termos de mercado, ganharemos mais espaço”, afirma.

Entre as propostas da gestão, está a certificação e um selo de energias renováveis. Essa ação tem como objetivo aumentar a participação das empresas de energias renováveis na matriz energética do Rio Grande do Sul e mostrar quem são as empresas que estão promovendo esse aumento, ampliando as inovações e a sustentabilidade.

Um dos programas do Sindienergia-RS é o Indústria Geradora, que vai trazer as empresas atuantes no setor de renováveis do Rio Grande do Sul e planejar formas de fomentar seu crescimento. A gestão também pretende intensificar a proximidade com os governos municipais, estaduais e federal e ampliar as ações junto a entidades nacionais.

Paula Maia