person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Solenidade ao Patrono da Arma de Artilharia reúne mais de mil pessoas em Santa Maria

Cerimônia celebrando a memória e os feitos do Marechal Emílio Luís Mallet teve a presença do comandante do Exército

Solenidade relembrou Mallet, nascido na França, mas com conquistas no Exército Brasileiro | Foto: Com Soc 3ª D.E. (Asp Brondani/Sgt Pablo Vieira)

Mais de mil pessoas se reuniram no sábado, no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP), em Santa Maria, região Central do Estado, para a Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma de Artilharia (SNAPAART 2023). A cerimônia tradicionalmente homenageia o Marechal Emílio Luís Mallet, Patrono da Arma de Artilharia, e teve a presença do comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o comandante Militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, além de autoridades militares e civis.

Houve a reconstituição de importantes momentos de Mallet, conhecido como Barão de Itapevi, como sua participação em batalhas da Guerra da Cisplatina, Revolução Farroupilha e Guerra da Tríplice Aliança, na qual liderou a Batalha de Tuiuti. “É uma aula de história, que mostra como conquistamos nosso país, que preço pagamos pela nossa liberdade”, disse o general Tomás.

Entre os momentos mais significativos, estiveram o desfile a passos lentos dos “Bois de Botas” e o brinde do copo d’água, simbolizando o gesto de Mallet para a união da tropa. O Dia da Artilharia é comumente celebrado em 10 de junho, referência ao nascimento de Mallet, na França, em 1801. "É muito frutífero quando conseguimos juntar as capacidades em benefícios da tecnologia a serem embarcadas nos projetos de defesa em simulação. Falando em tecnologia, estamos incorporando um equipamento chamado sistema Gênesis, que permite um baixo custo no sistema de pontaria, o que é uma produção que mostra nossa capacidade de estudo, pequisa e desenvolvimento. É uma grande vitória da artilharia", afirmou o general Hertz.

Correio do Povo