person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Três Passos monta Comitê Municipal de Monitoramento da Dengue

Cidade tem 22 pessoas com sintomas da doença

Ação de combate ao mosquito foi realizada nos cemitérios | Foto: Elenara Oliveira / Especial / CP

Após 22 pessoas apresentarem sintomas de dengue, oito das quais tiveram exames encaminhados ao Laboratório Central do Estado (LACEN), a cidade de Três Passos, na região Noroeste, criou um Comitê Municipal de Monitoramento da Dengue. O grupo tem como objetivo definir estratégias que garantam um maior envolvimento da população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Montada na segunda-feira, a iniciativa é formada por diferentes órgãos.

Participam a secretaria municipal de Saúde, Hospital de Caridade (HC), Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Sanitária, Conselho Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores. Eles definiram ações para reforçar o monitoramento das áreas onde há casos suspeitos, e a conscientização da comunidade na prevenção e no cuidado com seus estabelecimentos, casas e terrenos.

A Administração Municipal informa que todas as ações de vigilância e combate aos focos e ao mosquito da dengue estão sendo realizadas por mais de 50 pessoas, entre agentes de saúde e agente de endemias. “O apelo do Município neste momento é de que haja a união de todos os segmentos, cuidando de seus domicílios, terrenos e denunciando possíveis irregularidades”, afirma o prefeito José Carlos Amaral.

inúmeras ações estão sendo realizadas pelos agentes de saúde e de endemias no combate aos focos do mosquito da dengue, como mutirões, disponibilização de contêineres, fumacê, vistorias e visitas domiciliares. Nos últimos dias, equipes realizaram um mutirão nos bairros e nos cemitérios da cidade, de Bela Vista e de Padre Gonzales.  Somente do Cemitério Municipal foram recolhidos dois caminhões cheios de flores de plástico. Também foi realizado o trabalho de Fumacê no Bairro Érico Verissimo com o objetivo de eliminar mosquitos adultos nos locais onde circula o vírus. Uma próxima aplicação depende da disponibilidade do Setor de Vigilância do Governo do Estado.

Agostinho Piovesan