person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Travessia de risco na BR 116 em Caxias do Sul receberá sistema semafórico

Será necessário obter autorização do DNIT para instalar as sinaleiras

Expectativa é que as negociações evoluam ao longo dos meses de junho e julho | Foto: Juliane Ribas / Divulgação / CP

Lideranças dos bairros Planalto e Vila Ipiranga em Caxias do Sul manifestaram apoio para a mudança do projeto original de construção de passarela sobre a BR 116 para a implantação de um sistema semafórico visando dar mais segurança para pedestres e veículos que precisam acessar os bairros daquela região. O projeto da passarela, financiado com recursos do Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI II), e com recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF), foi sustado em função de problemas com a construtora vencedora da licitação.

Como alternativa, as secretarias municipais do Planejamento e do Trânsito, Transporte e de Mobilidade elaboraram um projeto com sistema semafórico, que contemplaria faixa de pedestres e facilitaria o acesso de veículos aos dois bairros. “A passarela atenderia somente poucos pedestres, pois ficaria localizada distante de um dos pontos de maior movimento, que é a escola”, apontou o prefeito Adiló Didomenico.

A partir de agora, a Secretaria de Planejamento trabalhará junto à CAF para alterar a destinação inicial dos recursos. Também será necessário obter autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) para instalar as sinaleiras por se tratar de obra em estrada federal. A expectativa é que as negociações evoluam ao longo dos meses de junho e julho, com lançamento da licitação para obras em agosto.

Celso Sgorla