person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

UNB confirma que tremores na Serra foram considerados terremotos

Abalo sísmico ocorreu na semana passada e teve intensidade de 2.2 graus na Escala Richter

Especialistas do observatório explicaram que pequenos tremores são comuns na região | Foto: Reprodução / Facebook / CP
Os moradores das localidades de Linha Brasil, Linha Imperial e Linha Araripe, em Nova Petrópolis, relataram aos bombeiros a ocorrência de tremores de terra na noite de quinta-feira, a partir das 22h. Equipes dos Bombeiros Voluntários e da prefeitura de Nova Petrópolis investigaram as denúncias e tiveram a confirmação de que os tremores sentidos foram classificados como um terremoto de baixa magnitude. O Observatório Sismológico da UNB e o Centro de Sismologia da USP informaram que o tremor atingiu 2.2 de intensidade na Escala Richter.

Conforme o diretor de operações do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis, Diego Martins, a corporação recebeu diversas ligações de moradores comunicando os tremores. “O pessoal estava assustado, mas não houve feridos ou danos estruturais. Os relatos foram de que a terra tremeu e que não sabiam o que estava ocorrendo”, conta Martins.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, e o engenheiro civil da Defesa Civil, Luiz Cândido Kehl, visitaram 30 famílias na sexta-feira, para ouvir depoimentos de pessoas que sentiram o tremor. Por e-mail enviado a prefeitura, os especialistas da UNB explicaram que pequenos tremores, provavelmente de origem natural, são comuns na região e não são preocupantes. 

Halder Ramos