person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

UPA de Bento Gonçalves registra aumento no número de atendimentos pediátricos

Maior parte das crianças atendidas apresentam sintomas gripais

Secretaria de Saúde teve que reestruturar o atendimento na UPA, devido à falta de profissionais para atendimento pediátrico | Foto: Emanuele Nicola / Divulgação / CP

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, localizada no bairro Botafogo, em Bento Gonçalves, registrou aumento significativo nos atendimentos do público infantil desde o início do mês de fevereiro. De acordo com o levantamento da UPA, do dia 1º a 20 de março, 2.450 crianças foram atendidas. Em fevereiro foram 1.266 acolhimentos, relacionados a diversos sintomas, no mesmo período.

A secretária Municipal de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, disse que a alta de atendimentos nas últimas semanas está sendo monitorada e que a maior parte das crianças atendidas apresentam sintomas gripais. Ela orienta que os pais podem encaminhar seus filhos para receber atendimento também nas Unidades Básicas de Saúde. “Entendemos que a mudança climática, aliada com o retorno das aulas, são fatores que contribuem para essa alta, que normalmente é registrada no inverno”, disse.

Tatiane destacou que, nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde teve que reestruturar o atendimento na UPA, devido à falta de profissionais para atendimento pediátrico. “Hoje estamos com a escala completa, mas chegamos a ter dias com uma grande espera de atendimento. Notificamos a empresa terceirizada responsável pelo serviço e hoje temos o atendimento completo. Pedimos a compreensão dos pais, estamos com um processo seletivo em andamento para contratação de mais profissionais, o que irá qualificar ainda mais o atendimento”, ressaltou. Tatiane salienta que somente os atendimentos de urgência e emergência devem ser encaminhados para a UPA.

Celso Sgorla