person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Uruguaiana decreta situação de emergência devido à chuva

Alegrete também emitiu decreto em decorrências dos problemas causados pelo acúmulo de água

A chuva e o vento provocaram destelhamento de casas | Foto: Everaldo Jacques / Divulgação / CP
O prefeito Ronnie Mello decretou situação de emergência em Uruguaiana devido às chuvas que atingiram o município nas últimas horas. As precipitações em combinação com os ventos que ocorreram na madrugada desta quarta-feira provocaram uma série de danos aos patrimônios públicos e privados, informou o município. Conforme a Defesa Civil municipal, a precipitação atingiu 373 milímetros em 72 horas. Equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural atuam na cidade, com retroescavadeiras e caçambas. Árvores e galhos caídos em via pública interromperam parcial ou totalmente vias do Centro e bairros. Telhas de zinco voaram sobre a fiação elétrica provocando cortes e curtos. Alegrete também decretou emergência em decorrência da forte chuva que atinge as regiões da Fronteira-Oeste e Campanha



O decreto de situação de emergência de Uruguaiana leva em consideração o elevado número de famílias que tiveram suas residências atingidas pela chuva e pelo vento, resultando em destelhamentos e alagamentos. Parte da cidade ainda está sem energia elétrica. A Secretaria Municipal de Educação transferiu o prazo final de matrículas para o ensino fundamental e educação infantil para o próximo dia 11. O encerramento aconteceria hoje. A prefeitura acionou a RGE para providências, em situação de emergência, de reparos na rede.

No município de Dom Pedrito, em apenas duas horas o índice pluviométrico atingiu 133 mm. Os bairros São Gregório e Sagrada Face foram os mais afetados. Uma família foi removida para o Parque de Exposições Juventino de Moura. Alamentos em diversas áreas atingindo casas e estabelecimentos comerciais.

O governador Eduardo Leite informou, por meio da sua conta no Twitter, que desde a madrugada Defesa Civil e Corpo de Bombeiros "estão auxiliando em serviços como a desobstrução de vias em Uruguaiana" e que foram disponibilizados maquinários para as primeiras ações nos municípios atingidos. Para Bagé e Alegrete, ele informou que "foram enviadas lonas e as equipes também estão atuando desde cedo nos levantamentos dos danos e para atender a população". 

Rota de voo é alterada

O voo 4401 da Azul, que partiu de Porto Alegre rumo a Uruguaiana nesta quarta-feira, passou por dificuldades para aterrissar no município da Fronteira-Oeste devido ao mau tempo. A aterrissagem seria por volta das 13h45min. Porém, a aeronave sobrevoou a cidade por cerca de 30 minutos e alterou seu destino para poder pousar com segurança em Santa Maria. Segundo informações do Aeroporto Internacional Rubem Berta, de Uruguaiana, e da Azul, os passageiros que tinham voo marcado rumo à Capital terão duas opções: remarcar para o próximo dia que exista operação da companhia ou embarcar em um ônibus que a empresa disponibilizará para que sigam viagem até o destino.

Correio do Povo