person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Uruguaiana reúne autoridades e comunidade para debater enfrentamento da estiagem

IRGA estima que cerca de 25% das lavouras de arroz foram afetadas pela seca provocada pela estiagem

Evento ocorreu na última semana na Câmara Municipal | Foto: Divulgação / Ascom / CMVU / CP

Uma audiência pública foi realizada pela Câmara Municipal de Uruguaiana, na última semana, para tratar sobre a crise hídrica no município, com a presença de diversas autoridades civis, militares e técnicas, também comunidade interessada, que somaram quase trinta instituições representadas. 

Os Bombeiros frisaram o esforço da corporação para atender as chamadas que batem recordes numéricos e apoio das autoridades para reforçar o efetivo através de força tarefa. “Em 26 anos de carreira nunca vivi nada parecido. Pedimos compreensão da população porque não estamos tendo capacidade para conter tantos focos de incêndios e priorizamos as ocorrências que geram mais perigo a vida”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros 1º Tenente, Ivaldo Jorge Trindade Martins. 

Sobre o abastecimento urbano de água, a BRK afirma ter registrado a menor taxa de captação de água desde 1996, nesta semana, quando começou um procedimento interno da empresa de gestão de crise; entretanto garante o abastecimento sem necessitar de rodízio ou racionamento, se as condições se mantiverem como estão e com as previsões que existem. 

O IRGA estima que cerca de 25% das lavouras de arroz foram afetadas pela seca provocada pela estiagem e pelas condições das barragens. 

A Secretaria de Meio Ambiente, provocada por pescadores preocupados com a suspensão da pesca que participavam da audiência, salientou que não há informações sobre essa possibilidade. Na pauta também estavam questões como o desperdício de água; a execução de plano de educação ambiental; incentivo para implantação de cisternas e plano de ações que diminuam os impactos de futuras estiagens. 

 

Fred Marcovici