person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Uruguaiana terá projeto voltado pessoas com transtorno do espectro autista

Trabalho faz parte da Escola de Inclusão criada no final de 2020

A Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) de Uruguaiana promoverá a partir desta semana, o projeto “Autismo em Movimento”, com o objetivo de atender crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. O trabalho faz parte da Escola de Inclusão criada pela Prefeitura de Uruguaiana no final de 2020 e que devido à pandemia não pôde desenvolver suas atividades.

Segundo o secretário Anderson Menezes, o projeto será desenvolvido pelo professor de educação física Antônio Carlos Gomes Filho, diretor de esportes da pasta, pós-graduado em Educação Física Escolar, com mais de oito anos de experiência no trabalho com crianças do espectro autista e vários cursos na área. “Elaboramos um trabalho que vai além da inclusão. Trata-se da prática de esporte para a integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso”, disse o secretário.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vai oferecer aulas de 40 minutos uma vez por semana, realizando atividades de desenvolvimento psicomotor. O projeto será realizado no Stúdio de Desenvolvimento Psicomotor criado pela SMEL anexo ao conjunto de arquibancadas do Estádio do Ferro Carril. As turmas serão formadas conforme a demanda, e as atividades seguirão todos os critérios sanitários.

De acordo com o prefeito Ronnie Mello, a Unipampa será parceira do município em mais essa jornada. “A Universidade Federal do Pampa será nossa parceira disponibilizando apoio profissional especializado com os acadêmicos e professores de Fisioterapia, Farmácia e Medicina. O projeto vem ao encontro dos objetivos da gestão municipal no que se refere à inclusão”, explicou Mello. As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h na SMEL. Serão atendidas crianças e adolescentes de 3 a 18 anos.

Fred Marcovici