person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vereadores de Uruguaiana aprovam projeto que inclui a cultura tradicionalista no currículo escolar

A proposta inclui a cultura e costumes do estado ao conteúdo do Ensino Fundamental

Projeto foi aprovado na sessão desta terça-feira | Foto: CMVU / Divulgação / CP

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana, na sessão desta terça-feira, aprovou o projeto de lei que inclui a cultura tradicionalista no currículo das escolas públicas da rede municipal de ensino. “Hoje, somos mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul que aderiram ao projeto, mais de 80 vereadores de diversos partidos, porque nossa bandeira maior é a do Rio Grande, a bandeira da tradição. O tradicionalismo faz parte da cultura e será de bem-estar para todas as crianças”, afirmou o vereador José Carlos Zaccaro ao agradecer a todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto.

A proposta inclui a cultura e costumes do estado ao conteúdo do Ensino Fundamental. Entre as finalidades do PL está oferta de conteúdos ligados à história, geografia, literatura, artes, folclore, esporte e sociologia objetivando a consolidação desses conhecimentos na educação; e fomentar o estudo, a pesquisa e práticas voltadas às atividades de danças, culinárias, indumentárias, mostras culturais, canto, poesia e de campo.

Para execução do programa, o Poder Público poderá celebrar parcerias com entes federais, estaduais, municipais e entidades da sociedade civil organizada. Na ocasião, a subcoordenadora da 4ª Região Tradicionalista do MTG, Sonia Trivisiol, manifestou-se sobre a importância da proposta. “Eu tenho certeza que o projeto só vai enriquecer cada vez mais o trabalho que já vem em desenvolvimento. Com a 10º Coordenadoria Regional de Educação as escolas se envolveram com trabalhos maravilhosos e emocionantes de redação, desenho, filme, histórias em quadrinhos, poesias e fotografias”, registrou.

Fred Marcovici