person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vigilância Ambiental contabiliza 20 focos do mosquito Aedes aegypti em Caxias do Sul

Prefeitura pede que moradores redobrem os cuidados para evitar a proliferação do inseto

Os últimos 10 focos foram identificados nos bairros São Luiz da 6ª Légua; Charqueadas; Tijuca; Cruzeiro; e Pio X | Foto: Lucas Boeira / Divulgação / CP

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, até o momento, 20 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados em Caxias do Sul. A prefeitura pede que a comunidade redobre os cuidados, eliminando pontos de água parada, para frear a reprodução do mosquito. Em todo o ano de 2020, a Vigilância Ambiental localizou 27 focos de Aedes e, em 2019, 34. O inseto é responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Os últimos 10 focos foram identificados nos bairros São Luiz da 6ª Légua; Charqueadas; Tijuca; Cruzeiro; e Pio X. Todos foram registrados em residências. Anteriormente haviam sido confirmados focos nos bairros Colina Sorriso, São Luiz da 6ª Légua, Tijuca, Charqueadas, Bela Vista, Santa Fé e Desvio Rizzo.

“Estamos muito preocupados com o aumento do número de focos encontrados, porque isso amplia a possibilidade de termos casos dessas doenças. Precisamos que a população nos ajude, limpando o pátio de suas residências e não deixando água parada. Estamos fazendo um trabalho constante, mas a colaboração dos moradores é essencial. A cada chuva de verão, mais locais estão ficando com água acumulada, que é onde o mosquito se reproduz”, destaca a diretora técnica da Vigilância Ambiental, Sandra Flavia Tonet.

Agentes de endemias realizam vistorias a partir de denúncias e percorrem 225 pontos estratégicos, onde há grande possibilidade de gerar criadouros do inseto. O telefone para denunciar locais com suspeita de focos do mosquito é o 156, do Alô Caxias.

Celso Sgorla