person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Índice que reajusta aluguel cai para 0,01% na segunda prévia de maio

IGP-M era de 0,28% em abril

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou variação de 0,01% na segunda prévia do mês de maio, abaixo da taxa de 0,28% registrada em abril. O resultado foi anunciado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de maio. O IPA-M caiu 0,20% na prévia anunciada, ante alta de 0,11% em igual prévia do mesmo índice em abril.

Por sua vez, o IPC-M teve alta de 0,31% na segunda prévia deste mês, em comparação ao aumento de 0,57% na segunda prévia do mês passado. Já o INCC registrou taxa positiva de 0,68% na segunda prévia do indicador deste mês, após registrar elevação de 0,74% na segunda prévia de abril.

O resultado acumulado do IGP-M é usado no cálculo de reajuste nos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de maio, o IGP-M acumula aumento de 0,99% no ano e de 6,22% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi do dia 21 de abril a 10 de maio.

Agropecuária

A deflação agropecuária acelerou no atacado. Os preços dos produtos agrícolas atacadistas caíram 1,96% na segunda prévia do IGP-M deste mês, na comparação com a queda de 0,89% apurada na segunda prévia do mesmo índice de abril, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo a FGV, os preços dos produtos industriais no atacado, por sua vez, registraram aumento de 0,47% na segunda prévia anunciada nesta segunda-feira, 20, ante alta de 0,50% na segunda prévia de abril.

No âmbito do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 0,15% na segunda prévia de maio, após subirem 0,94% na segunda prévia de abril.

Já os preços dos bens intermediários apresentaram queda de 0,19% na prévia divulgada nesta segunda-feira, em comparação à queda de 0,14% na segunda prévia do IGP-M de abril. Por fim, os preços das matérias-primas brutas apresentaram taxa negativa de 0,64% na segunda prévia de maio, em comparação à queda de 0,58% na segunda prévia de abril.

Bookmark and Share

AE