person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Abastecimento de combustíveis deve ser normalizado amanhã no RS

Coordenador da ANP garante que estoques de distribuidoras e postos serão repostos

Navios realizam transbordo de carga em Tramandaí | Foto: Vinícius Roratto
A normalização no abastecimento das distribuidoras e dos postos de gasolina, que estava prevista para quarta-feira, deve acontecer até esta terça, segundo o coordenador do escritório da Agência Nacional do Petróleo (ANP) no Rio Grande do Sul, Edison Silva.

“Estamos acompanhando as medidas que a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) vem adotando e elas estão ajudando na redução do tempo”, afirmou. Nesta segunda-feira, dois navios operam em alto mar, em Tramandaí, no Litoral Norte, com auxílio de lanchas do Terminal Almirante Soares Dutra, onde ocorre o transbordo da carga de petróleo.

A matéria-prima é encaminhada para a Refap, em Canoas, responsável por mais de 80% da produção de combustíveis no Estado. No local, sofre um processo para se transformar nos derivados e, de lá, é encaminhada às distribuidoras. Na semana passada, houve um período em que não foi possível fazer a conexão dos tubos para descarregar o petróleo por conta do mau tempo, o que atrasou a entrega de gasolina, deixando postos desabastecidos.

Desde quarta-feira, a operação dos navios está autorizada, porém os consumidores ainda enfrentam dificuldade para encontrar o produto. Alguns estabelecimentos passaram a receber uma carga menor de gasolina, que não foi suficiente para suprir a demanda. Por isso, passaram a buscar alternativas em Santa Catarina e no Paraná. Outros ficaram sem o combustível e tiveram que vender gasolina aditivada pelo preço da comum.

Bookmark and Share

Karina Reif / Correio do Povo