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Bancos e empresas de telefonia lideram reclamações no Procon de Porto Alegre

Unidade móvel do Procon Municipal ofereceu atendimento ao público no Largo Glênio Peres

Principais queixas envolvem empréstimos consignados e cobrança indevida de empresas de telefonia | Foto: Alina Souza

No Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira, uma unidade móvel do Procon Municipal ofereceu atendimento ao público no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico. Bancos e empresas de telefonia lideram queixas do consumidor, conforme levantamento do Procon. De um total de 100 reclamações registradas durante o dia, 21 são referentes a bancos e 19 envolvem operadores de telecomunicação.

Das 10h às 16h, agentes do Procon esclareceram dúvidas na relação com fornecedores e ou com prestadores de serviço. Entre os principais protestos estão empréstimos consignados sem que o cliente tenha solicitado e cobrança indevida da fatura de empresas de telefonia. A doméstica Ana Paula Ferreira Fagundes, 45, procurou o Procon por conta de reclamações contra um banco, onde adquiriu um financiamento para pagar um carro. 

Sem condições de continuar quitando as parcelas do veículo, tentou sem sucesso negociar com o banco. “Diz que tenho que acessar o site. Entro no site e não consigo finalizar meu objetivo final que é fazer diminuição do valor das parcelas do meu veículo”, afirma. Por conta disso, procurou uma assessoria jurídica para tentar solucionar o problema. Fiz um contrato na terça-feira, mas fui desfazer o contrato. Fui mal atendida, não consegui desfazer meu contrato e agora estou procurando Procon”, explica.

Após receber orientação dos agentes do Procon, Ana Paula vai fazer duas denúncias pelo site proconpoa.rs.gov.br. “O Procon disse que eu tenho todos os meus direitos”, garante, lembrando que as parcelas do veículo seguem em dia. Das 36 prestações, 14 já foram pagas. “Fui resolver um problema e arrumei mais um problema agora”, ressalta. O Procon informa que as denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo 156.

Felipe Samuel