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Verão

Especial

Banrisul detalha resultados do primeiro semestre de 2022

Presidente Cláudio Coutinho destacou "a menor taxa de inadimplência da história do banco"

| Foto: Alina Souza

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, na sede do BanriTech, no Centro Histórico de Porto Alegre, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, destacou os resultados dos seis primeiros meses de 2022 do banco estatal. Houve um aumento no lucro líquido de 38,8% no segundo trimestre em relação aos primeiros três meses deste ano, alcançando R$ 227,8 milhões. Os resultados, segundo o Banrisul, refletem o crescimento da carteira de crédito, aumento das receitas de prestação de serviço e de tarifas bancárias, bem como menor volume de tributos sobre o lucro.

“Este crescimento todo se dá de forma bastante saudável. Tivemos também o menor índice de inadimplência da história do Banrisul”, afirmou Coutinho, ao ressaltar a taxa de 1,78% divulgada pelo banco. O presidente também falou a respeito da nova comunicação visual do Banrisul, divulgada em maio, que, conforme ele, representa a união entre aspectos tecnológicos, sustentabilidade e história. “Acreditamos que a receptividade foi bastante positiva, tanto para os clientes, quanto para nosso quadro de colaboradores”.

Ainda conforme ele, o Banrisul investiu R$ 115 milhões em tecnologia no primeiro semestre, bem como inauguramos nosso data center”, afirmou. As operações via pix alcançaram 1,022 milhão em um dia, na última sexta-feira. “Basicamente, aqui no Rio Grande do Sul, são empresas que aplicam no Banrisul a um custo extremamente competitivo. É muito importante que você mantenha todas as despesas no nível adequado. Em termos delas, estamos quatro a cinco pontos abaixo da inflação. Ou seja, não repassamos para nossos custos totais a inflação do período. Temos uma captação pulverizada e consistente”, disse Coutinho.

Conforme ele, a margem financeira do banco está “em processo de estabilização”, e houve o crescimento dos canais digitais. Atualmente, 81,2% das transações são feitas por este meio, porém a importância das agências físicas, especialmente em pequenas localidades e do interior gaúcho, também foi ressaltada, para o atendimento de pessoas que não estão acostumadas às operações via aplicativos, por exemplo. 

Outros números divulgados pelo banco incluem a carteira de crédito em R$ 44,6 bilhões, crescimento de R$ 8 bilhões, equivalente a 21,7%, na comparação com junho de 2021. Já o crédito comercial pessoa física atingiu R$ 24,7 bilhões, aumento de 12,9% nos últimos doze meses, influenciada, principalmente, pelo crescimento nas operações de crédito consignado, que alcançaram R$ 19,7 bilhões em junho de 2022.

Felipe Faleiro