person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Bolsa de São Paulo suspende negócios após queda de mais de 10%

Temor sobre os efeitos do coronavírus se agravou no início da tarde

Mercados voltam a passar por instabilidade | Foto: Timothy A. Clary / AFP / CP

O anúncio de pandemia de coronavírus por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) fez o índice Bovespa bater em 82.887,24 pontos e ter uma queda superior a 10% na tarde desta quarta. Com isso, o mecanismo de circuit breaker, que suspende os negócios, foi acionado. O dólar, que avança ante a grande maioria das moedas de países emergentes e exportadores de commodities, renovou máximas sobre o real, sendo negociado acima de R$ 4,73. As informações são do jornal o Estado de São Paulo

A negociação ficará suspensa por 30 minutos. Reabertos os negócios, caso a variação do Ibovespa atinja uma oscilação negativa de 15% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, os negócios são interrompidos por uma hora.

O circuit breaker permite, na ocorrência de movimentos bruscos de mercado, o amortecimento das ordens de compra e de venda.

Na hora em que entrou no circuit breaker, Petrobras ON cedia 12,47% e Petrobras PN, 12,67%. A mineradora Vale recuava 10,29%. As principais quedas do índice estavam com Azul PN (-21,28%), Gol PN (-19,21%) e CSN ON (-17,40%).

Esta é a 19ª vez que o mecanismo é acionado desde sua adoção em 1997. Na segunda-feira, o Ibovespa caiu 12,17%, a maior baixa em mais de 20 anos. Antes disso, a última ocasião em que o circuit breaker foi ativado ocorreu em 18 de maio de 2017, por causa da Delação da JBS.

 

AE