person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Câmara aprova urgência para votação de PL que busca limites para juros do cartão de crédito

CMN deverá apresentar em 90 dias, após consulta com operadoras, os modelos no rotativo e parcelado

Proposta poderá ser votada diretamente em plenário | Foto: Bruno Spada / Agência Câmara / CP

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 2685/22, que deverá fixar limites para os juros do cartão de crédito. Com o regime de urgência, a proposta poderá ser votada em Plenário sem ter passado pelas comissões.

Segundo o parecer preliminar do relator do projeto, deputado Alencar Santana (PT-SP), o Conselho Monetário Nacional (CMN) terá 90 dias, a partir de proposta dos emissores de cartão, para fixar os limites para juros e encargos cobrados. Isso valerá para o parcelamento da fatura nas modalidades rotativo e parcelado.

Se os limites para os juros não forem aprovados em três meses, o total cobrado de juros e encargos não poderá ser superior ao valor original da dívida.

O relator também incluiu no projeto todo o texto da Medida Provisória 1176/23, que cria o Programa Desenrola Brasil. O texto, que já funciona com MP, está incentivando  a renegociação de dívidas, ofertando garantia para aquelas de pequeno valor (até R$ 5 mil).

Uma novidade em relação ao projeto original é a portabilidade da dívida do cartão de crédito e de outros débitos relacionados a ele, mesmo os já parcelados pelo próprio cartão. Assim, o consumidor poderá buscar ofertas de juros menores.

A regulamentação caberá também ao CMN dentro de 90 dias da futura lei. A ideia é estimular a competição entre as emissoras de cartão.

Correio do Povo