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Especial

Clientes da Caixa tem oportunidade de renegociar dívidas no caminhão "Você no Azul"

Descontos podem chegar em 90%

Até a próxima sexta-feira, dia 18 de dezembro, o caminhão "Você no Azul" ficará estacionado das 9h às 17h, na Praça da Alfândeg | Foto: Guilherme Almeida

Os clientes da Caixa Econômica Federal, pessoas físicas e jurídicas, têm uma oportunidade de negociar dívidas em atraso com a instituição financeira com descontos que podem chegar até 90%. Até a próxima sexta-feira, dia 18 de dezembro, o caminhão "Você no Azul" ficará estacionado das 9h às 17h, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Na unidade móvel, a população terá à disposição todo o atendimento necessário dos funcionários do banco para a regularização das dívidas. Na manhã desta segunda-feira, o movimento foi tranquilo na estrutura, com o público utilizando máscara e obedecendo o distanciamento na fila de dois metros.

Este ano, a novidade fica por conta da possibilidade de regularizar as dívidas nas unidades lotéricas, sendo que o cliente pode pagar valores de até R$ 2 mil. As pessoas interessadas em participar do mutirão de renegociação da Caixa deverão levar documento de identidade com CPF e CNPJ, no caso das empresas, para realização das simulações.

O superintendente de Rede da Caixa, Ricardo Bier Troglio, disse que a ideia é negociar as dívidas em atraso das pessoas físicas e jurídicas e que, dependendo do tipo de financiamento e do tempo de atraso, poderão ter descontos de até 90%. Além das dívidas comerciais, é possível, segundo Troglio, obter informações para quem possui prestações em atraso no financiamento habitacional.

"Existe a possibilidade de utilização do Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) e até mesmo incorporar as prestações em atraso e colocar o contrato em dia", ressaltou.

Conforme Troglio, a campanha "Você no Azul" proporciona facilidades para regularização de débitos com atraso superior a 360 dias, oferecendo descontos que podem chegar a 90% para liquidação à vista, conforme a situação dos contratos e o tipo de operação de crédito. Desde o começo da campanha, em maio deste ano, já foram liquidados mais de 583 mil contratos, totalizando R$ 3,5 bilhões em dívidas quitadas.

A Caixa possui ainda outras alternativas de negociação. No crédito comercial é possível unificar os contratos em atraso e parcelar a dívida em até 96 meses, realizar uma pausa no pagamento de até uma prestação vencida ou a vencer, ou ainda efetuar a repactuação de dívida, com possibilidade de aumento do prazo.

Para os contratos habitacionais, os clientes podem pagar uma entrada e incorporar as demais parcelas em atraso, realizar acordo com um pagamento inicial ou utilizar o saldo do FGTS para reduzir em até 80% o valor de 12 prestações, inclusive até três prestações atrasadas. As condições variam de acordo com as características do contrato e tipo de operação.

De acordo com Troglio, o banco possui outros canais de atendimento. Além das agências, os clientes poderão ser atendidos por meio dos sites http://www.caixa.gov.br/vocenoazul e www.negociardividas.caixa.gov.br, ou pelo telefone 0800.726 8068 opção 8 e WhatsApp, nos perfis da Caixa no Facebook (facebook.com/caixa), Twitter (twitter.com/caixa), nos caminhões “Você no Azul”, e nas agências.

Para dívidas relativas a financiamentos de imóveis, os clientes contam ainda com a possibilidade de renegociação pelo serviço Habitação na Mão do Cliente, nos telefones 3004.1105, nas capitais, opção 7, ou 0800.726 0505, nas demais cidades. A iniciativa "Você no Azul" será realizada até o dia 31 de dezembro de 2020.

Cláudio Isaías