person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Comércio e serviços geraram quase 3 milhões de empregos no RS em 2011

Grandes empresas foram responsáveis por 32,49% das vagas, aponta estudo da Fecomércio

O Rio Grande do Sul registrou 2,9 milhões de empregos formais nos setores de comércio e serviços em 2011, conforme o Mapa do Emprego elaborado pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS) e divulgado nesta terça-feira. Trata-se da segunda edição do estudo que compila os dados mais recentes da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o levantamento, a Grande Porto Alegre reúne 824.090 trabalhadores de um total de 1.484.844 computados pela Relação Anual de Informações Sociais de 2011. A região Metropolitana permanece como principal empregadora nas duas categorias que compõem o setor terciário: comércio (276.818 vagas) e serviços (547.272 vagas).

Ainda conforme o estudo, as grandes empresas foram responsáveis por 32,49% dos empregos. As micro empresas responderam por 23,39%, as pequenas por 23,99% e as médias por 20,14%. As vagas do setor do comércio de bens e de serviços apresentam equilíbrio entre homens e mulheres, com 50,6% sendo ocupadas por pessoas do sexo masculino. Para os trabalhadores desse setor, a média de idade é de 34,7 anos. Quanto ao grau de instrução, 45,77% dos empregos são preenchidos por pessoas com ensino médio completo, enquanto apenas 11,93% têm ensino superior completo.

A pesquisa tem por objetivo traçar o perfil básico do trabalhador do setor terciário no Rio Grande do Sul. Ela apresenta a caracterização dessa população conforme gênero, idade, grau de instrução, tempo médio de permanência na empresa e remuneração média, por atividades do setor terciário, portes de empresa e regiões do Estado. Em relação à edição anterior, a novidade é a introdução de dados relativos aos empregos em empresas optantes do Simples.

Bookmark and Share

Correio do Povo