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Comércio fecha 2021 com aumento de 1,4% nas vendas do varejo, mostra IBGE

Em dezembro, houve recuo de 0,1% em relação a novembro

| Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil / CP Memória

As vendas do comércio varejista registraram queda de 0,1% em dezembro, mas fecharam o ano de 2021 com alta de 1,4% em relação a 2020. Com o resultado, que ficou bem próximo de 2020 (1,2%) e 2019 (1,8%), 2021 foi o quinto ano consecutivo de resultados positivos para o volume de vendas no varejo. O último ano a acumular perdas em relação ao ano anterior foi 2016 (-6,2%). Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, afirmou que a dificuldade de recuperação do setor na segunda metade de 2021 conteve o avanço dos negócios. “Como o primeiro semestre de 2020 foi marcado pelo início da pandemia de Covid-19 no Brasil, com o fechamento do comércio durante vários meses em boa parte do país, a base de comparação para o primeiro semestre de 2021 era baixa e, portanto, o crescimento nesse período era esperado. Já a segunda metade de 2020 foi marcada pela retomada das atividades, enquanto que o mesmo período de 2021 não teve tanta força para o volume de vendas no varejo”, disse.

Cinco setores fecharam o segundo semestre em queda: móveis e eletrodomésticos (-19,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (-9,7%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,6%), combustíveis e lubrificantes (-3,1%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,6%).

Desses, quatro fecharam 2021 com retração: livros, jornais, revistas e papelaria (-16,9%), móveis e eletrodomésticos (-7,0%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,6%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%).

R7