person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Com segundo melhor resultado do país, Porto Alegre registra deflação pelo IPCA-15

Capital gaúcha apresentou recuo de 0,01% no mês de abril

Inflação apresentou recuo em Porto Alegre | Foto: Pedro Piegas / PMPA / Divulgação CP

Ao contrário das outras capitais pesquisadas, Porto Alegre apresentou recuo na inflação, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira. Com -0,01% na variação do IPCA-15, a capital gaúcha só ficou atrás de Fortaleza que teve um recuo de 0,02%.

Com isso, o acumulado do ano ficou em 0,84%, em Porto Alegre, enquanto o aumento foi de 2,85% nos últimos 12 meses. A variação média geral foi de 0,21% nas capitais pesquisadas.

No mês de abril a maior alta ficou com Recife, onde a houve variação de inflação em 0,57%, seguida de Belém, com 0,33% e Salvador, 0,31%. No acumulado do ano, Belo Horizonte lidera com um aumento de 2,48% no IPCA 15.

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 15 de março a 15 de abril de 2024 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 16 de fevereiro a 14 de março de 2024 (base). O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

Correio do Povo