person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Confiança do empresário gaúcho melhora, mas indicador permanece negativo

Expectativas para os próximos seis meses também sugerem falta de otimismo

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Rio Grande do Sul (ICEI-RS) cresceu 1,5 ponto na passagem de setembro para outubro. Com 44,7 pontos, porém, o indicador permaneceu negativo (abaixo dos 50 pontos) pelo sétimo mês consecutivo, indicando que o pessimismo persiste. “A melhora do ICEI-RS ainda é incipiente e insuficiente para justificar uma reversão de tendência”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Müller. Elaborado mensalmente pela entidade, o levantamento varia numa escala de 0 a 100.

De acordo com o resultado do ICEI-RS, o empresário gaúcho segue percebendo piora tanto nas condições atuais das economias brasileira (28,4 pontos) e estadual (29 pontos) quanto na própria empresa (41,6 pontos). Para 75,3% dos industriais, a situação no País se agravou e apenas 1% indicou melhora. Os demais salientaram que as dificuldades permanecem. “A situação é bastante preocupante, visto que condições semelhantes somente foram observadas em 2005, quando o Estado enfrentou grave estiagem, e em 2009, quando a crise internacional atingiu o seu auge”, destacou Müller.

As expectativas para os próximos seis meses (48,6 pontos) também sugerem falta de otimismo, apesar do crescimento do indicador em 1,9 ponto, em comparação com setembro. A proporção de empresários céticos com o cenário econômico do País chegou a 48,8%. Apenas 9,3% estão confiantes. Os demais afirmaram que nada deve mudar no futuro próximo.

Rádio Guaíba