person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Crise nuclear afunda Bolsa de Tóquio, que fecha com queda de 10,55%

Pânico dos investidores começou após o aumento dos níveis de radiação

A Bolsa de Tóquio despencou nesta terça-feira, com o índice Nikkei fechando em queda de 10,55% devido à crise nuclear que abala o país depois do terremoto seguido de tsunami da última sexta-feira, provocando uma onda de pânico entre os investidores.

• Leia mais notícias sobre a emergência nuclear após terremoto

No fechamento, o índice Nikkei dos 225 principais valores perdia 1.015,34 pontos, a 8.605,15 unidades (-10,55%).
No pior momento do pregão, os prejuízos do principal índice japonês chegou a -14%. O pânico começou depois que o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, indicou que os níveis de radiação haviam "aumentado de forma considerável" na central nuclear de Fukushima 1. A central registrou várias explosões após o tremor de sexta-feira, que devastou a costa Nordeste do Japão.



O índice Topix de todos os títulos de primeira linha, por sua vez, caiu 9,47%, a 8.605,15 pontos. As transações, entretanto, alcançaram o patamar recorde de 5.78 bilhões de ações. Os papéis da Tokyo Electric Power (Tepco), operadora responsável pela central nuclear de Fukushima, sofreram uma queda acentuada na sessão desta terça-feira, perdendo 24,67% de seu valor no fechamento.

Houve uma venda desenfreada de ações da empresa após o anúncio do agravamento da situação em Fukushima, onde mais um reator explodiu na tarde de segunda-feira, provocando o aumento dos níveis de radiação.

Bookmark and Share

AFP