person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Danos em apenas 19 municípios já passam de R$ 559,8 milhões

Estimativa da CNM contabilizou prejuízos informados até agora em razão de chuvas no RS

Estima-se que mais de 330 prefeituras gaúchas foram afetadas | Foto: Fabiano Amaral

As chuvas e inundações que começaram no dia 29 de abril já causaram mais de R$ 559,8 milhões em prejuízos financeiros no RS até este domingo. Esse montante, informado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), se refere, porém, apenas aos danos já levantados e disponibilizados por 19 cidades dentre as 170 que registraram decretos no sistema de Defesa Civil nacional. Estima-se que mais de 330 prefeituras gaúchas foram afetadas. “Ou seja, os danos serão infinitamente superiores aos já apontados”, afirmou a entidade.

A maioria dos municípios afetados ainda enfrenta situação extrema e atua no resgate às vítimas, com ações de socorro e acolhimento. A CNM está articulando com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil o reconhecimento federal imediato de todos os decretos municipais de situação de emergência e ou estado de calamidade pública, além de solicitar a prorrogação de prazos, a exemplo de prestação de contas, aos municípios afetados.

“O momento, sem dúvida, é de pressa para salvar as pessoas que encontram-se ainda em situação de risco de vida. Mas o momento é também de urgência para que medidas concretas sejam adotadas em nosso país. É preciso uma ação federativa coordenada e que envolva União, estados, municípios, e os três Poderes. Os gestores municipais não podem mais ficar sozinhos em meio a essas tragédias. Não se pode mais aceitar mês após mês situações como essa vivenciada pela nossa população”, declarou o presidente da CNM em nota, Paulo Ziulkoski.

Karina Reif