person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Deflação em julho: veja itens com as maiores quedas

IPCA mensal caiu 0,68%, o menor resultado da série histórica do índice, iniciada em 1980. O item com a maior queda foi o tomate (-23,68%)

| Foto: Alina Souza / CP Memória

Em julho, a inflação oficial (IPCA) caiu 0,68%, registrando o menor resultado da série histórica do índice, iniciada em janeiro de 1980. De acordo com dados do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), as reduções dos preços dos combustíveis e das tarifas de energia elétrica ajudaram a aliviar o bolso dos brasileiros e colaboraram para a primeira deflação desde maio de 2020.  

A maior queda do IPCA de julho foi do tomate, com redução de preço de 23,68% em um mês. Já nos últimos 12 meses, ele subiu 7,45%. A abobrinha registou queda de 23,55% no índice, que é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Foto: Alina Souza / CP Memória 

No último ano, o preço do item cresceu 6,42%. O valor da batata-inglesa apresentou uma diminuição mensal de 16,62%. Mas nos 12 meses imediatamente anteriores, aumentou 66,82%.

Foto: Alina Souza / CP Memória 

Segundo o índice, o preço da cenoura caiu 15,34%. Mesmo assim, nos últimos 12 meses anteriores, o produto disparou 37,82%.

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil / CP Memória 

Após ter sido por alguns meses um dos vilões da inflação, a gasolina é outro produto com recuo de preço (-15,48%). Em um ano, esse combustível acumula alta de 5,64%.

Foto: Alina Souza / CP Memória 

R7