person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Dezenove municípios gaúchos terão aumento de conta de luz

Reajuste de 8,14% para consumidores residenciais foi aprovado pela Aneel

Reajuste de 8,14% para consumidores residenciais foi aprovado pela Aneel | Foto: Marcos Santos / USP Imagens / CP
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira o reajuste tarifário de duas cooperativas de eletrificação: uma em Sergipe e a outra no Rio Grande do Sul. Os novos valores na conta de luz passarão a ser cobrados a partir do dia 29 de maio.

No Rio Grande do Sul, o reajuste será aplicado as 24 mil unidades consumidoras atendidas pela da Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacui (Certaja), que opera em 19 municípios do Rio Grande do Sul. Para os clientes residenciais, o aumento será de 8,14%. Já para os consumidores atendidos na alta tensão, o que inclui as indústrias, o valor reajustado será de 14,55%.

Em Sergipe, a Aneel aprovou o reajuste tarifário anual das tarifas da Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural Centro Sul de Sergipe (Cerpro). Para os consumidores residenciais o reajuste será de 7,9%. Já para as indústrias, atendidas na alta tensão, haverá uma diminuição de 1,85% nos valores cobrados. A cooperativa atende 1,6 mil unidades consumidoras em Sergipe.

Nova Palma

A Aneel aprovou ainda o reajuste tarifário anual da Usina Hidroelétrica de Nova Palma (Uhenpal). A concessionária atende 16 mil unidades consumidoras nos municípios gaúchos de Faxinal do Soturno, Nova Palma, Dona Francisca, Ivorá, Silveira Martins, São João do Polêsine e Restinga Seca e parte dos municípios Santa Maria e Júlio de Castilhos. Para os consumidores residenciais, o aumento na conta de luz será de 16,33%. Já para os atendidos na alta tensão, o valor aprovado é de 20,05%. Os novos valores passarão a ser cobrados a partir de nesta terça-feira.

Agência Brasil