person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Dia dos Namorados melhora movimento do comércio em Porto Alegre

Projeção é de que vendas cresçam até 12% na comparação com o ano passado

Projeção é de que vendas cresçam até 12% na comparação com o ano passado | Foto: Samuel Maciel / CP
Confirmando as expectativas, o Dia dos Namorados foi positivo para o comércio de Porto Alegre. Uma análise preliminar da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA) indica que até o dia 11 de junho a venda de produtos estava entre 10 e 12% maior do que o mesmo período do ano anterior.

Para o presidente da entidade, Alcides Debus, o frio constante e dois sábados no mês antes da data foram fatores determinantes para o bom desempenho. “As baixas temperaturas refletiram principalmente no vestuário, mas também nos calçados, que eram o segundo item na pesquisa de intenção de compra. Nos anos anteriores não havia tido frio assim”, explicou ao contar também que o volume de vendas aos sábados é sempre superior aos demais dias da semana.

Estima-se ainda que as vendas tenham sido superiores nas lojas de shoppings devido ao horário estendido em dias úteis, mas nos finais de semana o movimento foi intenso nas lojas de rua. “Em pontos como a Voluntários da Pátria, com foco nas classes C e D, o comércio também vendeu muito bem”, ressaltou.

Além de roupas e sapatos, estabelecimentos que vendem acessórios e cosméticos também foram bastante procurados. A expectativa é de que o ticket médio tenha sido menor do que na mesma data em 2015. No ano passado, ficou em R$ 212,00, e neste deve fechar próximo a R$ 180,00. “As dificuldades de renda, a instabilidade do mercado de trabalho e a insegurança com a economia afetam, principalmente, os servidores públicos e a classe média, que seguram um pouco os gastos”, constata Debus.

Jéssica Mello