person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Dilma comemora eleição de Roberto Azevêdo na OMC

Presidente brasileira pediu “equilíbrio e impulso ao comércio mundial”

Dilma comemora eleição de Roberto Azevêdo na OMC | Foto: Fabrice Coffrini / AFP / CP
A presidente Dilma Rousseff comunicou na tarde desta terça-feira, por meio de nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que o governo brasileiro recebe com “satisfação” a escolha do embaixador Roberto Azevêdo para o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo Dilma, caberá à OMC “dar um novo, equilibrado e vigoroso impulso ao comércio mundial, fundamental para que a economia global entre em novo período de crescimento e justiça social”.

Roberto Azevêdo foi escolhido pelo comitê de seleção da Organização Mundial do Comércio para ser o próximo diretor-geral da entidade, e o Brasil, pela primeira vez, irá liderar uma das entidades herdadas do sistema de Bretton Woods, um velho sonho da diplomacia nacional. Por volta das 15h, a presidente ligou para Azevêdo para parabenizá-lo pelo resultado.

Itamaraty trabalhou por eleição

O ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, afirmou nesta terça-feira que o Itamaraty trabalhou, intensamente, pela candidatura do embaixador brasileiro Roberto Azevêdo, eleito novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). “Essa é uma vitória do Brasil e também uma vitória pessoal de Azevêdo”, afirmou.

Patriota disse que um dos aspectos mais relevantes da candidatura dele é o fato de que recebeu apoio de países de todas as partes do mundo. “A vitória é inequívoca em termos numéricos”, afirmou, sem revelar o placar da disputa. Segundo o ministro, mesmo os países que votaram no candidato mexicano, Herminio Blanco, já deixaram claro que não se opunham à formação de um consenso.

Bookmark and Share

AE