person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Edson Brum deixa a Secretaria de Desenvolvimento do RS

O deputado assumirá uma cadeira como conselheiro do TCE-RS

Brum fez um balanço de sua gestão | Foto: Matheus Piccini

O deputado estadual Edson Brum (MDB) deixou, nesta segunda-feira, o cargo de secretário de desenvolvimento econômico estadual. Brum assumirá uma vaga como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conforme indicação da Assembleia Legislativa. Ele substituirá Algir Lorenzon, que está se aposentando. A posse do novo conselheiro ocorre no dia 14 de junho.

Além da saída da secretaria, a ida do deputado para o TCE implicará em sua desfiliação partidária, visto que não é permitido que agentes políticos ocupem a função. O atual secretário adjunto, Joel Maraschin, deve assumir como titular da Sedec, a ser confirmado pelo gabinete do governador Ranolfo Vieira Júnior.

Em sua última coletiva de imprensa, para prestação de contas sobre sua gestão, Brum apresentou números e resultados referentes aos últimos 16 meses. Durante o ano de 2021, houve abertura de 241.986 novas empresas no Rio Grande do Sul e o fechamento de 94.072. Já até abril de 2022, foram abertas 80.782 novas empresas, enquanto 34.362 fecharam. Além disso, 140.281 postos formais de trabalho abriram no ano passado, conforme dados do Novo Caged.

Também foi destaque a criação do Tudo Fácil Empresas, uma plataforma do Governo do Estado, com objetivo de permitir a abertura de empresas de natureza Ltda ou individual, com atividades de baixo risco de forma totalmente gratuita, automática e sem burocracia.

Correio do Povo