person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Empréstimos para o 13º devem ser liberados pelo Banrisul na próxima semana

Em Porto Alegre, Prefeitura ainda negocia com bancos data para empréstimo do abono natalino

13º salário pode ser financiado pelo banco estatal | Foto: Mauro Schaefer

O Banrisul deve liberar entre os dias 16 e 17 de dezembro os empréstimos para os servidores do Executivo estadual que desejam antecipar o 13º salário. A medida é destinada a quem não quer receber o benefício natalino de modo parcelado. O projeto que autoriza a divisão do pagamento durante os 12 meses de 2020 já foi sancionado pelo governador Eduardo Leite.

O banco público aguarda o fechamento da folha salarial por parte da Secretaria da Fazenda. A pasta informou que o procedimento deve ser encerrado entre sexta e segunda-feira. O Piratini se compromete a pagar uma indenização pelo atraso, na taxa de 1,3% ao mês. As taxas do empréstimo no Banrisul devem seguir o mesmo valor. O modelo não se aplica, necessariamente, a servidores que são clientes de outras instituições bancárias .

Pagamento do 13º em Porto Alegre

Também sem recursos para pagar em dia o 13° salário de servidores, a Prefeitura de Porto Alegre deve permitir a contratação de empréstimos. A Secretaria Municipal da Fazenda, no entanto, ainda não estima datas para o início das operações bancárias. A pasta ainda está em tratativas com bancos para viabilizar o pagamento do 13º dos servidores.

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira, o projeto enviado pela Prefeitura que autoriza o pagamento do 13º salário de 2019 até o fim de março de 2020. Caso não cumpra com o pagamento até 20 de dezembro, o Paço Municipal fica obrigado a indenizar ativos e inativos, pensionistas e agentes políticos, cobrindo juros e eventuais despesas bancárias decorrentes de operações de empréstimo.

Gustavo Chagas / Rádio Guaíba