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Um ‘sonoro’ empreendedor

Conheça a história do músico Luiz Inácio de Oliveira, de 52 anos

| Foto: Arquivo Pessoal / CP
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Ficar parado esperando a próxima nota soar nunca foi o tipo de arte que Luiz Inácio de Oliveira, 52 anos, costumou fazer. Músico renomado, conhecido na Região Metropolitana como Lula, ele é multi-instrumentista e abriu um estúdio de gravações em Cachoeirinha, dirigiu videoclipes, criou uma web rádio e produz, quando o tempo deixa, cerveja artesanal. “Muito músico sonha em ter um estúdio para gravar suas coisas, era o meu caso. Tinha uma sala, a bateria do irmão e alguns amplificadores. As pessoas começaram a me procurar para ensaios”, lembra. Em época de efervescência de bandas que surgiam no final dos anos 1990, Lula, com uma mesa de quatro canais para fitas cassetes que comprou no exterior, estabeleceu o estúdio Soluções Sonoras. Além de dar espaço a ensaios, agora fazia gravações de artistas experientes e iniciantes. “Anos depois, comprei uma filmadora e também entrei no universo do audiovisual. Tenho arquivos de 20 anos”, conta.

Ao criar projetos em editais oferecidos pela prefeitura com o incentivo da Lei Aldir Blanc, Lula consegue desenvolver iniciativas que envolvem cultura e educação. “Temos a oficina Jovem Locutor, damos oportunidades para fazer programas e podcasts em escolas”, salienta. Não bastasse isso, agora a nova empreitada é a montagem e conserto de pianos. “Há uma inquietude, mas tudo atrelado aos sonhos. Desde piazito que eu queria afinar pianos. Quando a pessoa para de sonhar, aí acabou. Não abandone o sonho, que é o que move o ser humano”, ensina.

Startups selecionadas para acelerar ideias

A Coca-Cola FEMSA Brasil revelou que a Avulta Contratação Profissional Inclusiva e a Valora Recicláveis foram as startups selecionadas no edital ‘Acelerando Ideias para um Mundo Melhor’. Além do aporte de R$ 150 mil, as empresas participarão de um programa de aceleração e terão a oportunidade de desenvolver protótipos na companhia. A Valora atua na valorização de resíduos e recuperação de embalagens pós-consumo e apresentou um projeto que contribuirá com o compromisso da Coca-Cola “por um mundo sem resíduos”, a partir da coleta em grandes geradores, como condomínios empresariais e residenciais. Já a Avulta propõe o uso da tecnologia embasada na neuropsicologia para promover o match inteligente entre candidatos com diversidade funcional (Pessoas com Deficiência ) e empresas.

Correio do Povo