person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Empresa irá investir R$ 250 milhões em data centers em Porto Alegre

Empresa prevê gerar mais de 200 empregos diretos e indiretos para construção do site

Autoridades estiveram presentes no evento de anúncio do investimento | Foto: Guilherme Almeida

A empresa Scala Data Centers anunciou, em cerimônia nesta quarta-feira, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, um investimento estimado em R$ 250 milhões na Capital, para a construção de um site, como é chamado um edifício para a instalação de servidores de computação para uso de outras empresas e criadores de conteúdo, da tecnologia HyperEdge. O evento, apresentado pelo CEO Marcos Peigo, teve a presença do prefeito Sebastião Melo, do vice Ricardo Gomes, secretários e demais autoridades municipais.

A investidora afirma ser a líder latino-americana em data centers sustentáveis no mercado hyperscale. Para a construção do único data center deste tipo da região, a Scala prevê gerar mais de 200 empregos diretos e indiretos, trabalhando em uma metodologia denominada FastDeploy, com prazo de construção e implantação 50% menor sobre o modelo tradicional, por meio de componentes pré-fabricados e transportáveis. O começo da operação está previsto para o primeiro trimestre de 2023, e o edifício, construído na avenida Pernambuco, no bairro Navegantes, será carbono neutro, com alta eficiência energética e consumo de energia 100% renovável.

“Este não é um investimento presente, mas sim para o futuro. Brinco que é um novo aeroporto para pousar uma aeronave que ainda não pousa na região. O fato de estarmos no 4º Distrito, uma área que fomenta a inovação, e que vai consumir este tipo de infraestrutura, também torna possível o investimento em novas aplicações que demandam baixa latência”, afirmou Peigo. Entre as possibilidades listadas por ele, e que terão suporte dos servidores instalados no local, estão aplicações no metaverso, internet das coisas, telemedicina e veículos autônomos.

De acordo com ele, a escolha por Porto Alegre foi feita de maneira natural, considerando a geografia, o ecossistema de inovação presente na cidade e uma cultura consumidora moderna. “Vimos o governo de Porto Alegre operando da forma como todos os governos deveriam operar, ou seja, em que não há dificuldade para vender uma facilidade. Foi, para nós, uma grata surpresa, e Porto Alegre entendeu o tamanho desta oportunidade, abraçando nosso projeto como prioridade”, acrescentou.

A empresa também pretende captar talentos locais para trabalhar no local e sinalizou ainda a instalação futura de um campus na grande Porto Alegre, para dar suporte ao crescimento da demanda de clientes. Melo, por sua vez, afirmou que o licenciamento para a instalação da empresa foi feito em 24 horas. “Destacamos uma equipe especial para atendê-los, e para mostrar o desejo do governo local para que realmente o empreendedor crie aqui. Este investimento é muito bem-vindo, gerando renda, empregos, inclusão social e qualificação profissional, e gerando mais vida na cidade. Todos só têm a ganhar”, comentou.

Felipe Faleiro