person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Entram em vigor as tarifas chinesas sobre produtos "made in USA"

Medida atinge mais de 5 mil mercadorias e totaliza 60 bilhões de dólares

Tarifas são mais um capítulo da tensão comercial entre os dois países | Foto: STR / AFP / CP Memória

As novas tarifas chinesas sobre mais de 5 mil produtos americanos por um valor de 60 bilhões de dólares entraram em vigor neste sábado. As sobretarifas alfandegárias serão aplicadas a 5.410 produtos, com taxas respectivamente de 10%, 20% e inclusive 25%. Estas mercadorias já são taxadas atualmente.  A medida é uma resposta às tarifas adicionais sobre produtos chineses, por um valor de 200 bilhões de dólares, anunciadas no início de maio pelo presidente americano Donald Trump. O volume de negócios entre os países supera 360 bilhões de dólares.

• EUA considera Huawei "muito próxima" do governo chinês

Preservativos, perfume, vinho e pianos são alguns dos produtos americanos afetados pelo aumento de tarifas. A medida começa a ser aplicada após uma semana de escalada verbal entre China e Estados Unidos, na qual Pequim chegou a ameaçar restringir a exportação de terras raras, um produto chave para a indústria tecnológica americana, depois que o presidente Donald Trump anunciou medidas que afetam consideravelmente o grupo chinês de telecomunicações Huawei.

Ao mesmo tempo, Pequim anunciou que criará a própria lista de empresas estrangeiras "não confiáveis". Estados Unidos e China retomaram a batalha tarifária depois que negociações em Washington terminaram sem acordo. Os americanos acusaram os negociadores chineses de recuar em compromissos assumidos.

AFP