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Verão

Especial

Fábrica da GM retoma produção parcial em Gravataí

Após cinco meses de suspensão das atividades, apenas os profissionais do primeiro turno voltaram ao trabalho

| Foto: Alina Souza

O Complexo Industrial Automotivo da General Motors (GM) de Gravataí retomou o trabalho de produção nesta segunda-feira. O expediente envolve apenas os profissionais do primeiro turno (escala das 6h às 15h). Após cinco meses de suspensão das atividades por falta de suprimentos, especialmente de semicondutores, os funcionários reiniciaram o processo de fabricação dos automóveis Chevrolet Onix e Onix Plus, destaques da empresa.

Questionado pelo Correio do Povo sobre o sentimento pelo retorno ao serviço de tantos trabalhadores, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, foi direto. “Não tem quem não fique angustiado com as pessoas em casa. Até para o Sindicato é ruim, porque precisamos do trabalhador para promover nossas mobilizações. A perspectiva desse retorno é boa para o comércio e para o município, pois a GM representa 45% da arrecadação de Gravataí”, afirmou.

Ascari comentou sobre o período de incertezas dos trabalhadores. “Houve demissões em toda categoria. Entre 600 e 700 pessoas do terceiro turno de trabalho estão em casa ainda, e isso há um ano e cinco meses. No início da pandemia ocorreram demissões nesse mesmo terceiro turno, e os profissionais do segundo turno da montadora permanecem em casa, com previsão de retorno apenas para outubro”, disse.

Dessa maneira, é com um certo alívio que acontece a retomada. Empregados de 14 empresas sistemistas, aquelas que fornecem os componentes para a montadora, iniciaram o treinamento no último dia 9. A fábrica conta com cerca de 5 mil funcionários.

A indústria recebeu investimentos entre 2017 e 2019 de R$ 1,4 bilhão para produzir os novos Onix e Onix Plus. Entre as melhorias feitas, está o prédio de injeção de polímeros, onde é realizado o processo de moldagem de para-choques.

Muitos processos também foram digitalizados e conceitos da indústria 4.0 aplicados (o termo engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo). A linha 2022 do Novo Onix está disponível em dois tipos de carrocerias (hatch e sedã), três diferentes conjuntos mecânicos (1.0 MT6, 1.0 Turbo MT6 e 1.0 Turbo AT6) e conta com seis níveis de acabamentos, incluindo as versões RS, Midnight e Premier.

O presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, observou que “o Onix é o carro preferido do consumidor brasileiro, e o retorno da produção é importante, pois vamos começar a atender aos milhares de clientes que aguardam pelo produto nas concessionárias Chevrolet pelo país.”

André Malinoski