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Falta de funcionários prejudica atendimento em INSS de Porto Alegre

Com apenas um funcionário, agência da Azenha atendeu apenas beneficiários que já tinham horário marcado

Com apenas um funcionário, agência da Azenha atendeu apenas beneficiários que já tinham horário marcado | Foto: Samuel Maciel / CP Memória
Em menos de um mês, beneficiários do INSS enfrentaram novamente problemas no atendimento da agência da Previdência Social da Azenha, localizada na avenida Érico Verissimo, em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira. O serviço foi prejudicado porque, neste turno, só havia um funcionário para realizar o atendimento ao público. A agência ficou com as grades fechadas e apenas aqueles que já tinham horário marcado poderiam entram. No dia 25 de julho, a agência foi totalmente fechada porque três servidores estavam de licença-saúde.

Ao chegar ao local, os beneficiários que não tinham atendimento agendado eram orientados a buscar outra agência ou tentar fazer a marcação pela Central de Atendimento 135. Em busca dos documentos de um processo, o morador de Porto Alegre Gustavo Araújo peregrinou para tentar conseguir uma cópia de documentos que solicitou ao INSS.

O impasse era porque os dados só estavam disponíveis na unidade da Azenha. “Vim e soube da restrição do atendimento. Fui até uma outra agência no Centro, mas fui orientado a ter que voltar aqui. Tomara que agora consiga”, comentou ele.

Segundo a gerência do INSS em Porto Alegre, o problema mais crítico foi no turno da manhã, uma vez que dois funcionários estão em férias e outros dois em licença-saúde. Em função da restrição, a prioridade de atendimento foi para aqueles que tinham horário agendado, que envolvem normalmente situações de abertura de pedidos de aposentadoria ou perícia. Agora houve prejuízos aos atendimentos espontâneos. Porém, a recomendação da gerência é que estes casos normalmente podem ser resolvidos pela Central de Atendimento no telefone 135 ou pela internet.

Mauren Xavier