person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fechamento de 18 mil vagas em dezembro freia geração de empregos no RS em 2019

Mais de 11 mil vagas foram eliminadas apenas pela indústria da transformação

Mais de 11 mil vagas foram eliminadas apenas pela indústria da transformação | Foto: Ricardo Giusti

O fechamento de 18.688 vagas de trabalho no Rio Grande do Sul, em dezembro, reduziu a geração de empregos com carteira assinada em 2019. Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira, pelo Ministério da Economia. Embora negativo, o resultado do mês passado é o melhor, para essa época do ano, desde 2010. De janeiro a dezembro, a economia gaúcha criou 20.426 empregos formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Apenas a indústria da transformação eliminou 11.143 vagas, no mês passado. Também fecharam negativos, em dezembro, os setores da Agropecuária (-4.787), dos Serviços (-3.462) e da Construção Civil (-1.971).

No acumulado de 2019, o setor de Serviços, com mais de 18 mil empregos gerados, respondeu pela maior parte do saldo positivo. O comércio gerou mais cerca de 8 mil, mas todos os demais setores fecharam 2019 com corte de vagas ou próximos da estabilidade. É o caso da Agropecuária, que de janeiro a dezembro só contratou 222 pessoas a mais do que demitiu.

Em nível nacional, o Brasil eliminou 307 mil vagas em dezembro, fechando o ano com saldo ainda positivo em 644 mil.

Rádio Guaíba