person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fecomércio lança Impostômetro permanente em Porto Alegre

Contador de todos os impostos pagos por brasileiro está instalado no prédio da entidade

Impostômetro ficará permanentemente fixado no prédio da Fecomércio em Porto Alegre | Foto: Samuel Maciel
O sistema Fecomércio/RS lançou nesta quinta-feira o Impostômetro, um painel que contabiliza a cada segundo o quanto os brasileiros já pagaram de tributos em 2016. O equipamento está localizado no alto do prédio da entidade na avenida Alberto Bins, no Centro de Porto Alegre. O lançamento foi realizado pela manhã durante cerimônia embaixo do viaduto da Conceição, no Centro da Capital, e reuniu o presidente da Fecomércio/RS, Luiz Carlos Bohn e diretores da entidade.

O painel gigante iluminado por LEDs tem 4,1 metros de largura por 2,6 metros de altura está localizado no alto do prédio da federação e está voltado para o viaduto da Conceição em ambos os sentidos, o que facilita a visualização pela população que passa de ônibus ou de carro pela região. Segundo Bohn, o Impostômetro mostra tudo que é pago pelo cidadão e pelas empresas e que deveria ser revertido na prestação de bons serviços públicos. “O que vemos é o crescimento da situação caótica dos serviços que são fornecidos pelo Estado, como saúde, educação e segurança pública”, comentou.

De acordo com Bohn, a população deve estar alerta para os investimentos que são realizados com seu dinheiro, funcionando como verdadeira fiscal dos gestores públicos no âmbito federal, estadual e municipal. No site da Fecomércio/RS, o Impostômetro atualiza também os dados referentes ao Rio Grande do Sul.

O Impostômetro da Fecomércio-RS é uma iniciativa que faz parte da campanha “Basta de Tanto Imposto” realizada no ano passado. O presidente da Fecomércio/RS explicou que a elevada carga tributária praticada no Brasil impacta diretamente sobre o desenvolvimento do setor empresarial e sobre o cidadão. No ano passado, a arrecadação com tributos no Brasil chegou perto dos R$ 2 trilhões. O Impostômetro da Fecomércio/RS considera todos os valores arrecadados pela União, estados e municípios com tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo multas, juros e correção monetária.

Cláudio Isaías