person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fed deve aumentar ainda mais os juros nos Estados Unidos

Segundo presidente do Federal Reserve, John Williams, os aumentos permitirão que economia continue se expandindo

Apesar de uma série de altas, a taxa básica de juros americana continua baixa, e o Federal Reserve (Fed) anunciou nesta segunda-feira que planeja aumentá-la gradualmente. Os mercados financeiros tiveram semanas agitadas em meio a comentários contraditórios de membros do Fed, interpretados como sinais de que os juros teriam que aumentar muito ou ficar como estão.

O presidente do Fed de Nova York, John Williams, relutou a entrar no debate, mas disse que a taxa básica de juros "ainda era baixa", mesmo depois de três aumentos este ano. "Provavelmente aumentaremos um pouco as taxas de juros, mas é realmente no contexto de uma economia muito forte", disse Williams em resposta a uma pergunta da AFP em um evento. "Estamos fazendo o melhor que podemos para encontrar um caminho gradual para levar a política monetária de volta a um nível mais normal de taxas de juros".

Williams é o vice-presidente do Comitê Federal de Mercado Aberto, que tem afirmado de forma consistente que os contínuos aumentos graduais das taxas de juros permitirão que a economia continue se expandindo, mantendo a inflação controlada.

Williams salientou que o Fed ajustará a política conforme necessário. "Nosso objetivo aqui é manter a economia forte, manter essa expansão pelo maior tempo possível", disse ele. Ele observou que o Fed estava "em situação ótima", com desemprego e inflação

AFP