person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Gastronomia de Nova Petrópolis apresenta um toque germânico

Pelo menos 500 mil turistas visitaram cidade no ano passado

Cidade oferece boa gastronomia, rede hoteleira de qualidade e paisagens inesquercíveis | Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Nova Petropolis / CP
Antes de chegar a Gramado e Canela, quem sai de carro de Porto Alegre pode optar por uma parada em Nova Petrópolis. Apesar de o município ter se voltado, nos últimos anos, ao desenvolvimento turístico, o custo ainda é mais acessível do que o encontrado nas duas cidades mais famosas da Serra gaúcha. Nova Petrópolis é reconhecida pela gastronomia local, com um toque germânico, apresenta uma rede hoteleira estruturada e aposta em eventos para atrair o público que se desloca para a Serra.

Pelo menos 500 mil turistas visitaram Nova Petrópolis no ano passado. A prefeitura estima que o tráfego de pessoas — considerando os que não pernoitam — tenha ultrapassado 1 milhão. “Neste ano existe uma expectativa de aumento devido ao cancelamento da Chocofest em Gramado”, aposta o secretário-adjunto de turismo do município, Rodrigo dos Santos. A praça central da cidade está decorada para receber os turistas durante este feriadão: o coelho gigante Pasqualino recebeu a companhia de uma namorada, ainda sem nome. “Vamos batizá-la no período do evento de Páscoa”, informa Santos.

Entre as atrações recém-inauguradas em Nova Petrópolis, destaca-se o chamado “Esculturas Parque Pedras do Silêncio”. Aberto em novembro passado, o local é uma aula de história a céu aberto. As trilhas do parque conduzem os visitantes a uma viagem no tempo. As 62 esculturas, criadas por três artistas gaúchos, reproduzem o caminho da imigração alemã até o Rio Grande do Sul no século XIX.

Durante o mês de abril, o parque abrirá somente aos finais de semana e feriados nacionais, no horário entre 9h30min e 18h. O ingresso para o visitante custa R$ 20, que inclui o passeio com a companhia de um guia. Crianças, estudantes e aposentados pagam meia-entrada.

Fernanda Pugliero