person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Governo anuncia pacote de R$ 5 bilhões de socorro ao setor de turismo

Medida provisória disponibiliza crédito emergencial, por meio do sistema bancário, às empresas e microempreendedores individuais

Anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio | Foto: Marcos Corrêa / PR / Palácio do Planalto / Divulgação / CP

Um dos setores mais atingidos pela pandemia do coronavírus em todo o mundo, o turismo no Brasil terá um pacote de socorro no valor de R$ 5 bilhões. O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, na tarde desta sexta-feira.

O montante será disponibilizado na forma de crédito pela Caixa e outras instituições financeiras. Segundo o ministro, com foco em empresas de pequeno porte e em microempreendedores individuais.

"Sabemos que o turismo brasileiro é realizado, na sua proporcionalidade, em 80% por essas micro, pequenas e médias empresas. E os outros 20% desses recursos serão disponibilizados para as grandes empresas." Os valores serão de livre utilização e poderão compor capital de giro ou investidos na compra de equipamentos, por exemplo. 

O Fungetur (Fundo Geral de Turismo) entrou com 25% do risco, junto aos bancos, para flexibilizar as garantias e facilitar o acesso das empresas à linha de crédito. 

O ministério também trabalha em um projeto para a retomada do turismo brasileiro "no momento adequado", salientou Álvaro Antônio. "Nós já estejamos preparados para que essa retomada possa se dar de uma forma mais eficiente possível".

Segundo ele, neste momento, os esforços do governo têm sido para "evitar o desmonte do setor do turismo, evitar que haja uma quebra generalizada das empresas."

R7