person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Governo não se surpreendeu com inflação de junho

O ministro Paulo Guedes disse nos bastidores que o Governo já esperava a forte alta nos preços dos alimentos. Mas o cenário é de redução da inflação em julho

Paulo Guedes citou autonomia do Banco Central | Foto: Edu Andrade / ME / CP

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a interlocutores com os quais o Blog conversou que, não se surpreendeu com a taxa de inflação de 0,67% de junho divulgada nesta sexta-feira (8) pelo IBGE. O ministro, homem forte do governo na economia, disse que já era monitorada a forte alta dos alimentos no mês passado.

Com essa taxa (0,67%), a maior desde 2018 para o mês, a inflação chega a quase 12% (11,89%) nos últimos 12 meses. O valor preocupa, mas o cenário para os próximos meses é de redução da inflação.

Paulo Guedes acredita que haverá uma forte redução da inflação no próximo mês por conta da retirada de impostos federais e estaduais sobre os combustíveis, telefonia e energia. O ministro disse nos bastidores que, "pode até haver deflação". O raciocínio do ministro leva em consideração que combustíveis e energia, são componentes da maioria dos produtos e podem provocar uma diminuição de uma ampla base de preços.

Blog do Nolasco