person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Inflação do aluguel sobe para 0,2% em setembro, aponta FGV

Avanço da taxa do IGP-M foi provocado pelas altas dos preços no atacado e varejo

O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) - usado no reajuste de contratos de aluguel - teve inflação de 0,2% em setembro, segundo dado divulgado nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, o indicador registrou deflação (queda de preços) de 0,27%. O IGP-M acumula taxas de 1,76% no ano e 3,54% no período de 12 meses.

O avanço da taxa entre agosto e setembro foi provocado pelas altas de preços no atacado e no varejo. O subíndice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, passou de uma deflação de 0,45%, em agosto, para uma inflação de 0,13% em setembro.

Já a taxa de inflação do subíndice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, passou de 0,02% em agosto para 0,42% em setembro, principalmente devido aos alimentos. O grupo de despesas alimentação passou de uma queda de preços de 0,11% para uma alta de preços de 0,4% no período.

O subíndice de Custo da Construção, teve uma queda na taxa, ao passar de 0,19%, em agosto, para 0,16% em setembro. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Bookmark and Share

Agência Brasil