person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Inscrições para Avaliação Nacional de Vinhos abrem dia 4 de setembro

A maior degustação de vinhos será dia 29 de setembro em Bento Gonçalves

Quem aprecia vinho não pode esquecer da data de 4 de setembro próximo. Será o dia de abertura das inscrições ao público para a maior degustação, no mundo, de vinhos de uma safra. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento, denominado "Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2018", acontecerá no dia 29 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

As inscrições devem ser feitas no site, somente no dia 4, a partir das 8h30min. Os interessados devem ter atenção para a disputa na degustação: no ano passado as vagas, cerca de 1 mil, se esgotaram em 40 minutos, lembrou o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, durante visita ao jornal Correio do Povo, para a divulgação da 26ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos.

Das cinco fases do evento, três já se realizaram: a inscrição das amostras das vinícolas, o recolhimento das amostras diretamente dos tanques de aço inox das vinícolas, e a degustação das amostras por 120 enólogos do Brasil que selecionaram 16 das 351 amostras examinadas da safra 2018, vindas de 50 vinícolas de seis estados.

Oscar

A quarta etapa será a das inscrições, em 4 de setembro, e a última a avaliação pelo público inscrito no dia 29 do próximo mês. Conforme Scortegagna o evento é o "Oscar dos vinhos brasileiros". A safra gaúcha deste ano, observa, é de qualidade excepcional devido ao calor, com noites de temperaturas amenas, e ausência de chuvas nos meses de fevereiro e março (colheita) deste ano.

No dia da avaliação nacional, 16 jurados convidados, entre os quais enólogos do Brasil, Itália, Masters of Wine de Londres (Inglaterra) e do Chile, e formadores de opinião, comentarão cada um dos 16 vinhos selecionados. Sobre as inscrições, Scortegagna iinforma: custam R$ 350,00 e dão direito a um estojo com duas taças, coquetel com espumante antes do almoço, e o almoço "regado a vinho".

No Rio Grande do Sul, afirmou o presidente da ABE, são produzidos 85% do vinho do país. A atividade envolve 25 mil famílias, responsáveis pela safra/2018 de 680 milhões de quilos. O faturamento anual médio do setor é de R$ 2,5 bilhões. O grande adversário da produção nacional, frisou Scortegagna, é a alta carga tributária que, somada entre tributos federais e do Estado, acumula 63% do preço final do vinho.

Heron Vidal