person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Inserção do negro no mercado de trabalho cai para 55,8%

Estudo comparou taxa da região Metropolitana de Porto Alegre entre 2012 e 2013

Inserção do negro no mercado de trabalho cai para 55,8% | Foto: FEE / Divulgação / CP
* Com informações do repórter Dico Reis

Os indicadores da inserção do negro no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre apontam que entre 2012 e 2013 a taxa de participação doa negros apresentou redução de 56,1% para 55,8%. Ocorreu um comportamento semelhante na população não negra – de 57,1% para 56,6%. Os dados foram apresentados nesta terça-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE/RS) e pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

Pesquisa aponta que mulheres negras são duplamente discriminadas

Houve um crescimento de 12,3% da população inserida no mercado de trabalho em proporção ao número de não negros. Já a queda de desemprego total foi maior para negros (-17,1%) do que para os não negros (-7,7%).

A redução da taxa de desemprego dos negros foi de 10,5% da população economicamente ativa. Queda proporcional, se comparada com os não negros, que passou de 6,5% para 6%. Isso se dá graças ao declínio de 13 mil pessoas negras economicamente ativas em 2013 e um acréscimo de 9 mil desempregados não negros entre 2012 e 2013.

Correio do Povo e Rádio Guaíba