person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Marco Aurélio Cardoso deixa o cargo de secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul

O secretário extraordinário de parcerias estratégicas assumirá a pasta

Busatto (E) assumirá o cargo deixado por Cardoso (D) | Foto: Ricardo Giusti

O governador Ranolfo Vieira Jr. anunciou nesta terça-feira, em coletiva de imprensa, a saída do Secretário de Estado da Fazenda do cargo. Marco Aurélio Santos Cardoso, natural do Rio de Janeiro, assumiu a Secretaria da Fazenda (Sefaz) em janeiro de 2019, no início do governo atual, e justificou que, por motivos pessoais e familiares, retornará ao seu estado natal.

“Lamentamos a saída do secretário, mas, por outro lado, aceitamos suas colocações de ordem pessoal”, constatou Ranolfo.

O atual Secretário Extraordinário de Parcerias Estratégicas Leonardo Busatto foi escolhido pelo governador para substituir Cardoso na Sefaz. Ao menos em um primeiro momento, Busatto deve acumular os dois cargos. 

“Me despeço um pouco antes do previsto, mas são circunstâncias pessoais, que temos que equilibrar com o trabalho. Foi um privilégio ter podido contribuir de alguma forma”, disse Cardoso em sua despedida.

O agora ex-secretário destacou como mais difícil durante sua gestão foi ter de informar aos servidores que seus salários não seriam pagos em dia, durante o início do mandato. Durante sua gestão o Rio Grande do Sul aderiu ao Regime de Recuperação Fiscal, para pagamento da dívida do Estado com a União, que Cardoso, Ranolfo e Busatto avaliaram como um sucesso. 

O novo secretário agradeceu o convite para a coordenação da pasta e lembrou que seu pai assumiu a mesma secretaria há mais de 20 anos. “Eu tenho a honra de receber a Sefaz muitíssimo melhor do que ao final de 2018, quando saí de lá como auditor. Espero estar a altura de uma casa centenária como essa e concluir esse grande trabalho que o secretário Marco Aurélio fez durante estes três anos e meio de gestão”, declarou Busatto.

Giullia Piaia